Pesquisar

 ‘Quo Vadis, Aida?’, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, ganha trailer nacional



‘Quo Vadis, Aida?’, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, ganha trailer nacional

                                                                                 

FILME BÓSNIO ESTREIA EM ABRIL NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

 

O drama de guerra “Quo Vadis, Aida?”, que chega às plataformas digitais para compra e aluguel em 20 de abril, acaba de ganhar um trailer legendado. O longa da Bósnia-Herzegovina conta uma história ficcional ambientada no Massacre de Srebrenica, em 1995, quando mais de 8 mil bósnios muçulmanos foram assassinados por tropas sérvias. Hoje, 25 anos depois, ainda existem 1.700 pessoas desaparecidas. Assista ao trailer aqui e baixe as imagens neste link.

Distribuída pela Synapse Distribution, a produção conta com o roteiro e direção assinados por Jasmila Žbanić (“Em Segredo”). “Quo Vadis, Aida?” foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e concorre ao British Academy Film Awards (BAFTA) em duas categorias: Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Direção.

A diretora diz que a história de Srebrenica sempre a assombrou, pois ela sobreviveu à guerra na capital, Sarajevo, que também foi devastada no conflito.
“Sempre achei que alguém deveria fazer um filme sobre o que aconteceu lá, mas nunca pensei que seria eu. Li tudo que pude sobre Srebrenica e só depois de dirigir quatro filmes é que me senti pronta para fazer este”.

Žbanić conta que apareceram muitos obstáculos no caminho, já que a Bósnia é um país que produz apenas um filme por ano. “Depois da guerra e da divisão interna da Bósnia, Srebrenica permaneceu na parte do país administrada pelos sérvios. Muitos políticos de direita, que ainda negam que o genocídio em Srebrenica aconteceu, seguem no governo”.  A diretora e roteirista lembra que diversos bósnios ajudaram para que o filme saísse do papel, e nove países europeus assinaram a coprodução, que mesmo assim demorou anos para ser finalizada. “Fomos movidos pela necessidade de contar essa história, pois acreditamos que não é apenas uma história sobre a Bósnia ou os Bálcãs, mas sobre seres humanos, como nos comportamos com o outro quando somos libertados da moralidade, quando destruímos todas as formas humanas”, finaliza.

Sinopse oficial:

Bósnia, 11 de julho de 1995. Aida (Jasna Djuricic) é uma tradutora das Nações Unidas (ONU) para a pequena cidade de Srebrenica. Quando o exército sérvio toma conta da cidade, sua família está entre os milhares de cidadãos que estão procurando abrigo. Com o seu papel de fonte interna nas negociações, Aida tem acesso a informações cruciais que ela precisa interpretar. O que está no horizonte para a família dela e pessoas: resgate ou morte? Qual atitude ela deve tomar?

Biografia da Diretora:

Jasmila ŽBANIĆ (1974, Bósnia e Herzegovina) formou-se na Academia de Artes Dramáticas de Sarajevo. Fundou a associação de artistas e a produtora Deblokada em 1997, em conjunto com Damir Ibrahimovic. Após o lançamento de vários curtas-metragens, fez a sua estreia em longas-metragens como “Em Segredo” (Grbavica, 2006), que foi nomeado para o Grande Prémio do Júri em Sundance e ganhou o Urso de Ouro em Berlim. O seu segundo longa-metragem, “Um Outro Caminho” (On the Path, 2010), estreou em Berlim, onde também foi nomeado ao Urso de Ouro. Quo Vadis, Aida? (2020) foi indicado para o Leão Dourado em Veneza. O trabalho de Žbanić trata das Guerras Iugoslavas e do seu destrutivo legado emocional e político.

Sobre a Synapse Distribution

A Synapse Distribution atua no mercado latino-americano de entretenimento desde os anos 1990. Com o crescimento do VOD a empresa tornou-se uma das principais fornecedoras de filmes e séries para plataformas digitaisNos últimos seis anos, a distribuidora licenciou mais de 2.000 horas de conteúdo para players como Netflix, Amazon, Apple, Google, Globoplay, Pluto TV e MUBI.

Parte do Grupo Sofa Digital desde 2018, a Synapse lançou mais de 30 filmes em 2020, entre eles os sucessos internacionais 'Agente Infiltrada', 'Crime e Desejo', 'A Última Nota', 'Um Inverno em Nova York' e 'Curiosa'. Entre destaques nacionais, a empresa é responsável pela comercialização de longa-metragens, made for VOD, estrelando Luccas Neto, Viih Tube e Lucas Rangel, três dos principais YouTubers do Brasil nos segmentos infantil e infanto-juvenil.

 

Janis Alencar

Postar um comentário

0 Comentários