Pesquisar

Festa Literária de Uauá (Fliu) terá primeira edição digital


#uauanoticias |#uauanoticiashoje #uauaba #uauabahia @uauaba @uauasite





Em Uauá assim como outras tradicionais feiras e festas literárias que acontecem anualmente em diversos pontos da Bahia, tiveram suas programações adiadas por tempo indeterminado por conta da pandemia, ou foram adaptadas para o formato virtual, como a Festa Literária de Uauá (Fliu).





Segundo dados da Fundação Pedro Calmon, instituição vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), estavam previstos para o ano de 2020, cerca de 13 feiras literárias.





Dessas, apenas duas decidiram realizar os festivais inteiramente virtuais – Feira e Uauá. As outras cidades têm preferido adiar para datas ainda não definidas ou cancelar, como foi o caso da Festa Literária de Ilhéus (Flios) e da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica).





Virtualidade





Uma das mais tradicionais festas literárias da Bahia, o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que está em sua 13ª edição, teve que replanejar e adaptar a feira, promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), para o ambiente virtual. Vai acontecer entre os dias 22 e 26 de setembro e será transmitida gratuitamente pelo canal oficial no YouTube.





Tendo que driblar as dificuldades e impossibilidades da realização presencial advindas da pandemia, a Uefs optou pela modalidade virtual como forma de não deixar esse ano passar em branco, e vai realizar, pela primeira vez, o festival no formato online. A programação completa pode ser vista no site do evento.





Uauá online





Já no município de Uauá iria acontecer a segunda edição da Festa Literária de Uauá (Fliu), de forma presencial, mas agora foi reformulada para o ambiente virtual e será transmitida gratuitamente no canal do YouTube, que ainda será divulgado, entre os dias 9 a 12 de outubro.





"Ainda não existia a festa literária em Uauá até o ano passado. Havia algumas festas culturais, mas nada específico. Em 2019, conseguimos fazer a feira literária com uma estrutura bem maior, trazendo grandes artistas e escritores a nível nacional. Foi um grande sucesso, todos os alunos do município participaram de alguma forma", explica Maviael Melo, realizador do evento.





Um dos focos da feira virtual de Uauá será uma homenagem ao saudoso professor Jorge Portugal (1956-2020), que faleceu recentemente. O evento vai abrir com uma mesa ocupada por Raimundo Sodré, Lazzo Matumbi e Roberto Mendes conversando sobre a obra de Portugal e sua importância para a Bahia.





Em breve, toda a programação da festa virtual também será divulgada nas redes sociais do evento.





Da Redação: Uauá Noticias | uaua.com.br


Postar um comentário

0 Comentários